Alimenta 2025: O Paraná assume protagonismo global em proteínas animais

GAZETA DE TOLEDO (PR) | GERAL | 13/12/2024
Lançamento oficial do Alimenta aconteceu nesta quarta-feira (11) na FIEP. Foto: Sistema Fiep
Roberto Kaefer e Edson Vasconcelos destacam a força do setor e a missão do evento que reunirá toda a cadeia produtiva em Curitiba
O Paraná se prepara para sediar um dos maiores encontros do setor de proteínas animais do Brasil. Entre os dias 16 e 18 de junho de 2025, Curitiba será palco do Alimenta - Congresso e Feira Internacional de Proteína Animal, no Campus da Indústria do Sistema Fiep. O evento, lançado oficialmente na quarta-feira (11), é promovido pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), em parceria com a Hollus Comunicação e Eventos e o Jornal O Presente Rural, além do apoio do Sistema Fiep.
Para o empresário Roberto Kaefer, presidente do Sindiavipar e do Alimenta, o evento reflete a necessidade de unir forças e mostrar ao Brasil e ao mundo a importância estratégica do setor de proteínas do Paraná. Segundo ele, a ideia principal é realizar um congresso e uma feira que congreguem todas as proteínas produzidas no estado: frango, suíno, boi, ovos e peixe. “Queremos destacar a representatividade desse setor na geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico. O Paraná já é líder na produção avícola e tem potencial para liderar também em outros segmentos de proteína animal”, afirmou, destacando o papel desses segmentos na economia do Estado.
Kaefer disse que o evento visa discutir estratégias para manter o Paraná na liderança global, tendo como foco temas como automação, inteligência artificial e políticas econômicas para otimizar custos e garantir competitividade. “Não se trata apenas de aspectos técnicos, mas de como podemos inovar para nos manter à frente no cenário internacional”, enfatizou.
Powered by Ads Pro
APOIO INSTITUCIONAL
O Sistema Fiep é um dos grandes apoiadores do evento. Para o presidente da instituição, Edson Vasconcelos, sediar o Alimenta no Campus da Indústria, em Curitiba, é um reconhecimento da relevância do setor para a economia paranaense. “A Federação tem como propósito apoiar toda essa cadeia. O Paraná é referência nessa área e precisamos assumir essa posição quando falamos de proteína animal. É por isso que fizemos questão de ceder o espaço para este evento, que certamente contribuirá para fortalecer ainda mais o setor”, destacou.
Atualmente, o Paraná responde por 40% da produção avícola brasileira e por 42% das exportações de carne de frango. Além disso, ocupa posição de destaque na produção de suínos e peixes. Kaefer reforçou o momento excepcional que esses segmentos estão vivenciando, com preços competitivos e as exportações batendo recordes. “Temos um grande potencial para crescer ainda mais, especialmente em segmentos como o de pescados, que começa a se destacar no mercado internacional”.
ESTRATÉGIA
O Alimenta é promovido pelo Sindiavipar, em parceria com a Hollus Comunicação e Eventos e o Jornal O Presente Rural, além do apoio do Sistema Fiep. Foto: Sistema Fiep
A ideia de realizar o Alimenta - Congresso e Feira Internacional de Proteína Animal surgiu a partir da unificação de diferentes eventos do setor em um único congresso, visando fortalecer a representatividade da indústria de proteína animal do Paraná. “Tínhamos vários eventos dispersos pelo estado. Decidimos juntar tudo sob a marca Alimenta, que simboliza o compromisso com a produção de alimentos para o mundo. É justo que esse evento aconteça dentro da Federação das Indústrias, que representa a força da indústria paranaense”, enfatizou Kaefer.
O presidente do Sindiavipar também destacou os desafios enfrentados pelo setor, como a necessidade de modernização constante e a adaptação às exigências do mercado global. “Vamos trazer palestras e workshops que abordem desde tendências de mercado até soluções tecnológicas e de gestão. Precisamos estar preparados para os desafios globais e aproveitar as oportunidades de crescimento”, esclareceu.
O Alimenta terá como público-alvo empresários, produtores rurais, cooperativas, técnicos, gestores públicos e investidores. Durante os três dias de evento, os participantes terão acesso à feira de tecnologias e negócios; workshops temáticos e, ainda, palestras com especialistas sobre economia, inovação e tendências globais.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindiavipar

>> Link Original

#80585042