Setor produtivo do Paraná destaca resultado do leilão do lote 3 de rodovias com desconto de 26,6%
BANDNEWS FM (CURITIBA) (PR)
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| 13/12/2024
A edição repercutiu o leilão do lote três de concessão das rodovias paranaenses, que aconteceu na B3, a bolsa de valores de São Paulo. O presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Edson Vasconcelos, destacou a importância da disputa acirrada, que resultou em um desconto de 26,6% na tarifa do pedágio, enfatizando a necessidade de infraestrutura eficiente para o setor produtivo. O presidente da federação das empresas de transportes de cargas do Paraná, Sérgio Mário Celi, ressaltou a importância dos 569 quilômetros da malha norte para o setor produtivo e a expectativa de que as melhorias previstas em contrato sejam cumpridas.
A concessionária vencedora do leilão, a CCR SA, prevê investir 16 bilhões de reais em obras, conservação e serviços operacionais, incluindo a duplicação de 132 quilômetros de rodovias, além de outras melhorias. O governador Ratinho Júnior destacou que a tarifa do novo contrato será de dez centavos por quilômetro rodado, representando uma redução significativa em comparação com o valor anterior. Ele também mencionou o investimento de mais de 55 bilhões de reais em sete anos nas rodovias, enfatizando a importância de uma infraestrutura moderna e tarifas justas.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, considerou o modelo de concessão rodoviária do Paraná, realizado em parceria com o governo federal, como o melhor do Brasil, destacando a importância de descontos significativos e a garantia de execução de obras. O lote três abrange 22 cidades e inclui importantes melhorias, como duplicações de rodovias, construções de pontes, viadutos e uma área de escape na Serra do Cadeado.
A concessão também prevê contornos em Ponta Grossa, Apucarana e Califórnia, com um contrato de 30 anos. A discussão destacou a importância de fiscalização para garantir o cumprimento das obrigações contratuais e evitar problemas enfrentados em concessões anteriores, como o aumento do preço do pedágio sem a realização das obras previstas.