Apucarana se consolida como maior polo do vestuário do estado

MARINGÁ URGENTE (PR) | BANDEIRANTES | REPORTAGEM | 19/12/2024



Um estudo divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) revelou que Apucarana se consolidou como o maior polo do vestuário do estado. O setor tem mostrado um crescimento expressivo nos últimos anos, destacando-se principalmente na indústria de confecções e bonés. Entre 2022 e 2023, o setor cresceu 23,1% no número de empresas formais e 18,9% no número de empregos, com o total de empresas aumentando de 542 para 667 e os empregos formais subindo de cerca de 5.000 para mais de 6.000. Apucarana superou cidades como Curitiba, Maringá, Arapongas e Londrina em número de empresas do setor.

A cidade, conhecida como a capital nacional do boné, tem uma economia diversificada no setor de vestuário, que vai além desse produto, incluindo uma grande variedade de itens como camisetas, camisaria e moletons. O empresário Nelson Franco Júnior, que vem de uma família que sempre trabalhou com confecção, testemunhou o crescimento do setor ao longo dos anos, destacando a importância da diversificação de produtos para o sucesso do negócio.

Além disso, Apucarana está se preparando para o futuro com iniciativas educacionais, como o projeto "Bonetiando", que já é uma realidade na rede municipal de ensino, visando integrar ainda mais o setor de vestuário na formação dos jovens. A cidade é vista como um exemplo de empreendedorismo, com uma economia que não só veste o Brasil mas também alcança o mercado exterior, demonstrando a força e a inovação do setor de vestuário local.

#80616350