As entidades que representam os setores da indústria e transporte do
Paraná esperam que haja melhorias na infraestrutura e estradas do Lote 6 de rodovias do
Paraná, que foi leiloado nesta quinta-feira (19).
O Lote 6 corresponde a muitos trechos no Oeste do
Paraná e que ligam Guarapuava ao Oeste e ao Sudoeste. São 662 quilômetros de rodovias, incluindo as BR-277 e BR-163, além das PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, o que torna o maior lote em extensão.
O presidente da Federação da Agricultura do Estado do
Paraná (FAEP), Nilson Hanke, destacou que as melhorias para este lote são muito aguardas pelo setor de transportes, que depende da rota.
Ele destacou que muitos trechos de conexão com Foz do Iguaçu estão precários e que a segurança é uma das preocupações.
O Lote 6 foi arrematado pelo Consórcio Infraestrutura PR, o único que apresentou proposta para a concessão. A empresa, que vai administrar o maior lote em extensão, ofereceu 0,08% de desconto.
O presidente da Federação Empresas Transporte de Cargas do Estado do
Paraná (Fetranspar), coronel Sérgio Malucelli, lamentou que a falta de concorrência não tenha permitido um desconto maior.
Em contrapartida, ele lembrou que o investimento total de R$ 20 bilhões, previsto durante a concessão, deve alterar o cenário atual dessas estradas.
Para a Fetranspar, a concessão é de extrema importância para as estradas que conectam o Oeste do
Paraná ao Litoral. Isso ocorre porque a região engloba importantes cidades, como Cascavel e Foz do Iguaçu, além de diversas áreas com produções agrícolas.
Já a
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) destaca a diferença significativa no custo por quilômetro rodado entre os lotes já leiloados. Nos Lote 1 e 3, o custo médio ficou em R$ 10,00; no Lote 2, em R$ 11,00. No Lote 6 permanece na casa dos R$17,00.
Essa disparidade de quase 70% traz desafios consideráveis para a competitividade industrial, especialmente para regiões mais distantes do Porto de Paranaguá, segundo o
presidente da Fiep,
Edson Vasconcelos.
A
Fiep também defendeu a necessidade de assegurar a execução das obras previstas no contrato e de buscar alternativas para “reduzir o impacto dessa diferença tarifária nas diversas regiões do estado, considerando o papel estratégico da infraestrutura para o desenvolvimento econômico do
Paraná”.
A finalização do leilão do Lote 6 completa o eixo Leste-Oeste do
Paraná, que se estende desde o Porto de Paranaguá até a fronteira com Paraguai e Argentina.
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