EPR arremata concessão de rodovias do Oeste e Sudoeste do Paraná

EDUCADORA ONLINE (PR) | GERAL | 20/12/2024
A EPR foi a única empresa que apresentou proposta pelo Lote 6 de concessão de rodovias do Paraná, oferecendo um desconto de 0,08% na tarifa estipulada no edital. O leilão ocorreu na manhã de quinta-feira, 19 de dezembro de 2024, na sede da B3, a Bolsa de Valores do Brasil, em São Paulo.
O lote 6 de concessões de rodovias inclui 662 quilômetros que compreende a BR-277 entre Foz do Iguaçu e Guarapuava, além de todo o trajeto de Cascavel até Pato Branco. A concessão envolve as rodovias BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483. Pela primeira vez, o Sudoeste terá concessão de rodovias. A empresa deve começar a operar até julho de 2025.
O contrato, que deve ser assinado em breve, prevê investimentos que devem chegar a R$ 20 bilhões, sendo R$ 12,6 bilhões em grandes obras e outros R$ 7,4 bilhões em manutenção. As entregas de duplicações deverão ser feitas a partir do terceiro ano e se estendem até o nono ano de concessão, no entanto, a empresa poderá antecipar as obras para atingir os ‘degraus tarifários’, que pode aumentar em até 40% o valor da tarifa para os usuários das rodovias conforme a entrega das obras.
Projeção de tarifas
A RPC TV e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) divulgaram uma projeção, já considerando os 0,08% de desconto e somado com uma projeção da inflação (entre a publicação do edital e a previsão de início da operação) de abril de 2023 a junho de 2025, que traz os seguintes valores:
Prudentópolis - R$ 16,43
Candói - R$ 15,82
Laranjeiras do Sul - R$ 14,96
Cascavel - R$ 14,86
Céu Azul - R$ 14,93
São Miguel do Iguaçu - R$ 17,14
Lindoeste - R$ 18,26
Ampére - R$ 13,20
Pato Branco - R$ 10,82
Obras entre Cascavel e Pato Branco
Entre as principais obras que a concessionária vencedora deve tirar do papel estão 462 quilômetros de duplicações, a maior parte na BR-277. Entre Cascavel e Pato Branco, serão 141 quilômetros de duplicações. Confira as obras que serão realizadas neste trecho que liga as regiões Oeste e Sudoeste:
Como a maior parte da BR-163 já é duplicada nesse trecho, não estão previstas obras nesta via dentro dos territórios de Cascavel e Santa Tereza do Oeste. O município de Lindoeste vai ganhar um novo contorno rodoviário, com 6,8 quilômetros de pistas duplas, retirando o tráfego de veículos pesados da BR-163 do centro da cidade. As obras de Santa Lúcia, também na BR-163, estão concentradas no perímetro urbano. Já as obras no território de Capitão Leônidas Marques, incluem um Diamante no km 141, entroncamento com a PR-484, uma correção de traçado. Após a ponte sobre o Rio Iguaçu, será implantada uma via marginal no km 128, executado o último segmento de duplicação da BR-163 e construído um viaduto do tipo Trombeta, que possui três ramos de acesso. No território de Ampére serão construídos um Diamante e dois Trombetas. O trecho final de duplicação da PR-182 fica no limite entre os municípios de Manfrinópolis e Francisco Beltrão, e vai incluir três viadutos do tipo Diamante. Um viaduto do tipo Trombeta no entroncamento da PR-182 com a PR-483, no território de Francisco Beltrão, marca o início do trecho concedido da PR-483, que será duplicada. No limite entre Francisco Beltrão e Marmeleiro será duplicada a PR-180, com implantação de vias marginais em ambos lados da rodovia. Em Renascença, serão construídos um viaduto e duas passarelas. No território de Vitorino serão construídos dois Diamantes, seguidos por um viaduto do tipo Trombeta. Em Pato Branco serão implantadas vias marginais e substituído o trevo do km 534, por um novo viaduto Diamante.
Fonte: Portal Educadora com AEN e RPC


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