Guarapuava recebe, nesta sexta-feira (28), o primeiro evento do novo ciclo dos Fóruns Regionais da Indústria. Realizado pela
Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o encontro vai reunir empresários e lideranças da regional Campos Gerais/Centro para reforçar a importância do setor industrial, retomar os debates sobre os caminhos para o desenvolvimento do segmento e avançar na estruturação de uma proposta de política industrial para o estado.
O Fórum em Guarapuava, que terá a presença do presidente do
Sistema Fiep,
Edson Vasconcelos, será realizado no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, a partir das 8 horas. Também foram convidados prefeitos e deputados da região, além de lideranças industriais e presidentes de entidades representativas do setor produtivo e da sociedade civil.
SOBRE
No ano passado, mais de 1,8 mil lideranças participaram dos oito Fóruns Regionais realizados pela
Fiep em todo o
Paraná. Com base nas percepções repassadas por elas, foram realizadas, no segundo semestre do ano, 24 oficinas temáticas em todas as regionais para aprofundar os debates sobre as três áreas consideradas prioritárias: infraestrutura; empregabilidade e produtividade; e energia. Essas oficinas contaram com a participação de mais de 1 mil pessoas.
Agora, neste segundo ciclo dos Fóruns Regionais, serão apresentados os resultados obtidos a partir desses encontros, as ações já em andamento para superar os desafios nas três temáticas e os próximos passos do processo de construção de uma proposta de política industrial para o
Paraná.
Entre as iniciativas que serão destacadas estão o
Plano Estadual de Logística em Transportes Integrado do
Paraná (PELTi-2040), o Observatório dos
Pedágios, o Mapa Energético do
Paraná e os programas Qualifica
Paraná, Indústria Acolhedora e Jornada da Produtividade. Na programação, a
Fiep também vai propor o aprofundamento do debate sobre ações municipais de desenvolvimento industrial e detalhar os próximos passos do processo de elaboração da proposta de política industrial para o estado, que será baseada nos subsídios colhidos em todos esses encontros regionais.
PARCERIAS
Na regional Campos Gerais/Centro, o evento conta com os apoios do Sebrae/PR; da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do
Paraná (Faciap); da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do
Paraná (Cacicopar); das Associações dos Municípios do Centro do
Paraná (Amocentro) e do Cantuquiriguaçu; e do governo do Estado, por meio das secretarias do Trabalho, Qualificação e Renda e da Indústria, Comércio e Serviços.
SERVIÇO
Fórum Regional da Indústria - Guarapuava
Data: 28/3 (sexta-feira)
Horário: 8 horas
Atendimento à imprensa: 8h às 8h30}
Local: Centro de Eventos Cidade dos Lagos
Endereço: Avenida dos Lagos, 2.750 - Cidade dos Lagos - Guarapuava/PR
Saiba mais em fiepr.org.br/foruns-regionais
Anterior
Campanha de vacinação contra a gripe no
Paraná começa na próxima terça-feira (1º)
Próximo
Campo Mourão - 28/03/2025
CotidianoDestaque
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) iniciou nesta quinta-feira (27) a distribuição das 332 mil doses da vacina contra a gripe às 22 Regionais de Saúde. O imunizante, enviado pelo Ministério da Saúde, é para o início da campanha de vacinação em todo o
Paraná, marcado para a próxima terça-feira (1.º de abril). No Brasil, a campanha começa dia 7 de abril.
“Aqui no
Paraná estamos antecipando o início da campanha para dar celeridade ao processo e imunizar o maior número de pessoas. A sazonalidade da doença é determinante para essa antecipação. Esperamos atingir a maior cobertura vacinal possível”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A vacinação contra a Influenza deve ser feita em crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Para os demais grupos prioritários, a vacinação contra a Influenza seguirá no modelo de campanha, o que inclui trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.
A vacina foi incorporada ao calendário nacional diferente de anos anteriores e pela primeira vez ficará disponível nas salas de vacinação de forma permanente. Com a mudança, a imunização desses grupos será realizada de forma contínua, ao longo do ano, e não mais apenas durante as campanhas sazonais.
As vacinas influenza trivalentes utilizadas neste ano deverão apresentar três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria). Cada frasco contém 10 doses de 0,5ml e pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e com outros medicamentos.
VACINAÇÃO
A vacinação tem o objetivo de minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
O público-alvo para a vacinação da gripe no
Paraná é de 4.931.410 pessoas. A meta é atingir, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra influenza: crianças, gestantes e idosos com 60 anos e mais.
No ano passado o Estado atingiu 58,93 % de cobertura vacinal dos grupos prioritários, e 75,01 % de cobertura dos povos indígenas vivendo em suas terras, e ficou em 4º no ranking de estados que mais vacinaram (3.447.319 doses), atrás de São Paulo (13.075.736 doses), Minas Gerais (6.422.449 doses) e Rio de Janeiro (3.926.506 doses).
“Começamos a campanha com este quantitativo, mas para a semana que vem já está prevista mais uma remessa de 844 mil vacinas para essa ação. Assim que as vacinas chegarem, nossas equipes tratr]ao da logística para que cheguem o quanto antes aos municípios e avancemos na cobertura vacinal”, acrescentou o secretário.
CENÁRIO
O 2.º Informe Epidemiológico de Monitoramento dos Vírus Respiratórios, publicado em março deste ano, registrou 50 casos e cinco óbitos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) por Influenza, sendo quatro óbitos por Influenza A(H1N1) e um óbito por Influenza B, referente aos casos 22 foram positivas para Influenza B.
>> Link Original