O da Escola Municipal CívicoMilitar Professora Anita Taborda Puglia, orientados pela professora Lucimara Elesandra Carneiro, participaram de uma série de atividades sobre consumo consciente, a partir da videoaula do projeto Vamos Ler em parceria com a Tetra Pak. Segundo a docente, a proposta começou com a exibição da videoaula, que abordou práticas sustentáveis e o impacto das escolhas de consumo no meio ambiente. "Após assistirem ao vídeo, os alunos participaram de uma conversa orientada, em que compartilharam percepções, experiências e pontos relevantes sobre o tema”, contou. Na primeira atividade, os estudantesproduziramtextosdestacando os aspectos mais importantes apresentadosnavideoaula, complementando com suas reflexões e informações debatidas em sala. Ainda segundo a educadora, outras duas propostas foram enviadas como tarefa de casa. “Na primeira, os alunos fotografaram embalagens sustentáveis que encontraram em casa. Na segunda, gravaram vídeos mostrando atitudes de reutilização de materiais feitas por suas famílias, demonstrando como o reaproveitamento pode contribuir para a redução de resíduos. As atividades contaram com forte participação dosamiliares, que se mostraram engajados no projeto”, destacou Lucimara. No dia seguinte, a turma vivenciou uma simulação de debate. A professora explicou previamente as regras e a dinâmica da atividade, dividindo os alunos em dois grupos: um a favor e outro contra determinadasatitudes de consumo. Um mediador foi escolhido para conduzir as falas, e os alumos apresentaram argumentos com clareza, demonstrando domínio do conteúdo e espirito crítico.
A professora Lucimara também enfatizou os avanços e ganhos pedlagógicos obtidos pelos alunos com as dinâmicas desenvolvidas. "A experiéncia contribuiu para o desenvolvimento da oralidade, da argumentação e da consciência ambiental dos estudantes, reforçando a importância de discutir temas relevantes de forma participativa e reflexiva”, destacou. Segundo ela, iniciativas assim aproximam os alunos dos conteúdos curriculares por meio de práticas interativas e significativas